“Banhados em Cristo, somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo”.

Tempo Pascal

Tempo Pascal são 50 dias para vivermos uma experiência profunda do Mistério Pascal, centro e fundamento da nossa vida cristã. Como nos ensinam os liturgistas, esses 50 dias são DIA DE PÁSCOA, e não APÓS A PÁSCOA. “Os 50 dias devem ser celebrados como a Páscoa e todos eles são como UM ÚNICO DOMINGO” (Santo Ambrósio).

O tempo Pascal destaca a novidade batismal da vida cristã, em continuidade com a novidade do Ressuscitado. A comunidade eclesial é presença e prolongamento do Cristo Ressuscitado. Emerge, pois, a importância das obras da Ressurreição, do Testemunho de Vida. Afirma-se, desde agora, a possibilidade de uma nova e renovada humanidade pelo dinamismo do Espírito do Ressuscitado.

A nossa Páscoa cristã é uma comemoração da libertação por Cristo de toda a humanidade da escravidão do pecado e da morte. É uma libertação antes de tudo espiritual, mas que deve caminhar para uma libertação plena, também histórica, por uma transformação do mundo em que vivemos, mas sem dúvida alguma na nossa ressurreição futura e com a instauração do Reino definitivo de Cristo. O povo judeu, ao celebrar a primeira Páscoa, iniciou sua caminhada para a Terra Prometida. A Igreja, na Páscoa de Cristo, inicia caminhada não de um povo, mas de toda a humanidade, em direção à Jerusalém celeste (Ap 21 e 22).

Como nos ensinam nossos bispos do Brasil: “Oferecer-nos a nós mesmos na nossa Páscoa, PÁSCOA DE CRISTO NA PÁSCOA DA GENTE, PÁSCOA DA GENTE NA PÁSCOA DE CRISTO” (Documento 43 da CNBB, Animação da Vida Litúrgica no Brasil, n.300). Trazer a PÁSCOA da nossa vida, sofrimentos, decepções, vitórias, alegrias, para inserir no Mistério Pascal de Cristo, e levar a PÁSCOA DE CRISTO para a nossa vida dando um sentido novo aos nossos sofrimentos e alegrias.

Somos motivados a valorizar os símbolos pascais na nossa celebração e, por que não, também na nossa oração. A ÁGUA, símbolo da VIDA, e para nós cristãos no Batismo, símbolo da VIDA NOVA DE JESUS RESSUSCITADO. A VELA, símbolo da LUZ DE JESUS RESSUSCITADO.

Caro(a) participante do Retiro Pascal, com toda a liberdade, se você quiser usar pelo menos o símbolo da vela na sua oração pessoal, sinta-se à vontade.

Pe. Luiz Sefrin, SJ

Por que um Retiro Pascal?

No ano passado, encerrando o Retiro Quaresmal e diante da situação que nos acometeu, a pandemia do novo coronavírus, a Equipe de Espiritualidade Inaciana de Montes Claros, teve a ideia de continuar a oferecer roteiros de oração diária para rezar o tempo pascal. A proposta foi muito bem aceita, também porque naquele momento o país enfrentava um duro momento de isolamento e distanciamento social.

A proposta reúne muitas pessoas de vários cantos do Brasil e através de grupos criados no WhatsApp(R), compartilhávamos os textos diariamente, seguindo a liturgia diária.

A proposta deu tão certo que continuamos com o Tempo Comum, depois Advento e novamente Quaresma. Conversando se íamos novamente abraçar essa proposta para esse ano, julgamos que seria uma ajuda útil, porque ainda vivíamos à sombra da pandemia. Ao contrário do que imaginávamos, que esse ano a situação estaria mais controlada, até a data de conclusão desse material, a situação ficou ainda mais crítica. Novamente muitos lugares estão enfrentando lockdown, com medidas mais restritivas, hospitais cheios e números crescendo, chegando a estatísticas assustadoras.

É nesse contexto que entregamos este material. Um contexto de dor, medo, dúvidas, incertezas, perdas… Diante disso, como ter esperança? E, mais uma vez, a Páscoa é nossa resposta. Sendo “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” (Hb 11,1), acreditamos que, pela fé, podemos sim ter esperança de que as coisas vão melhorar. Que a morte não tem a última palavra. Que Deus está presente e vivo no meio de nós, entre nós.

A fé nos convida à responsabilidade, a cuidarmos uns dos outros, porque somos irmãos. Por isso, respeitar as medidas e recomendações das autoridades de saúde é fazer nossa parte para que a situação se resolva o quanto antes.

Nesse tempo ainda incerto, de isolamento, onde fomos obrigados pelo vírus a ficar dentro de casa, a pausar muitas atividades e encontros presenciais, usemos mais uma vez esse tempo de recolhimento para estarmos com o Senhor, a buscar como ensina Santo Inácio de Loyola: “o conhecimento interno do Senhor que por mim se fez homem para que eu mais o ame e o siga”.

Na quarta semana dos Exercícios Espirituais, Santo Inácio propõe pedir a graça de: “sentir intensa e profunda por tanta glória e gozo de Cristo nosso Senhor”. Que o Senhor nos conceda a graça de nos alegrar com Ele, a confiar, entendendo que a morte não tem a última palavra em nossa vida. Num contexto de morte que estamos, é um grande desafio, sobretudo se você vive o luto de alguém querido, mas é o convite do Senhor a você: “Não se perturbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” (Jo 14,1)

E a promessa de Jesus é que a nós será enviado o Espírito Consolador, que nos ensinará todas as coisas (João 14, 26). Não estamos sós, o Espírito habita em nós. Ele nos envia seus dons para vencer toda dificuldade, para não temer, para colocar em Deus nossa única esperança e alegria.

Desejamos que com este material você faça uma bonita experiência de Deus em sua vida, e que o Divino Espírito o(a) ajude a “encontrar Deus em todas as coisas”.

Aqui neste livrinho estamos propondo a oração a partir do evangelho do dia.

Mas as primeiras leituras, na maioria tiradas do Livro dos Atos dos Apóstolos, são muito ricas, nos falam dos primeiros cristãos vivendo a Páscoa e testemunhando Jesus ressuscitado. Faziam tudo isso com a força e a luz do Espírito Santo. Fique à vontade para rezar com elas também.

Aos sábados, vamos propor a Repetição Inaciana, que está apresentada o texto e o modo de fazê-la.

Os roteiros que apresentamos aqui seguem a metodologia inaciana, ou seja, dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e foram elaborados por um grupo de leigos, leigas e jesuítas, que escreveram e selecionaram textos disponíveis, organizando uma proposta diária.

São estes os colaboradores:
Maria Eliane Gomes: Primeira Semana
Virgínia Marinely Almeida e Pessoa: Segunda Semana, Domingo de Páscoa, Pentecostes e Diagramação
Pe. José Flávio Monnerat Tardin, SJ: Terceira Semana
Lucas Pedro dos Santos, SJ: Quarta Semana
Pe. Luiz Arnaldo Sefrin, SJ: Quinta Semana
Nivaldo de Oliveira Boaventura: Sexta Semana
Elzie Fátima Fonseca: Sétima Semana
Heloísa Cristina Guimarães Menezes: Revisão ortográfica
Rafael Martins Ribeiro: Capa

Deus que derramou sobre nós seu espírito de caridade faça com que permaneçamos unidos e, cheios da alegria pascal, manifestemos ao mundo sua luz.

Bom retiro!


Pe. José Flávio M. Tardin, SJ
Equipe do Retiro Pascal 2021


Baixe o livrinho do retiro, clicando aqui.

Comentários