por Manuel Eduardo Iglesias S.J.

Abrem-se as portas de um Ano Novo. Na sua entrada, Maria está nos dando as boas-vindas com Jesus nos braços.

Voltemo-nos para trás e olhemos o ano 2018. Alegrias e tristezas. Luzes e sombras. O nosso olhar de fé não se contenta com ver apenas a exterioridade dos acontecimentos. À luz da fé tentamos entrar dentro deles e descobrir nos acontecimentos, grandes ou pequenos, a presença de Deus. Jesus ilumina em profundidade os fatos e com ele podemos encontrar o sentido verdadeiro da vida. É hora de agradecer, revisar e retomar o caminho de discípulos de Jesus.

O Natal nos mostrou um Deus próximo, pobre e humilde. Como é bom retornar a Belém e contemplar Jesus “na manjedoura”. É uma noite diferente. Tem noites que acumulam perguntas angustiadas: Por que tanto sofrimento? Por que tanta desigualdade e injustiça? Silêncio.

A noite de Natal é diferente. O Deus silencioso fala no silêncio. A Palavra que ressoa é uma criança reclinada numa manjadoura. Jesus é a Palavra que fala com a sua presença. Maria, José e os Pastores escutam essa Palavra silenciosa, e seus corações explodem de alegria. Uma luz ilumina a existência humana. Esse Menino Deus vai dar um sentido à vida, uma resposta encarnada a nossas perguntas, uma esperança para os que o queiram acolher, e a força do seu Espírito que conduz seu Povo para que fraternalmente clame: Abbá, Pai nosso querido!

Entremos no ano 2019 com renovada fé e firme vontade de construir, juntos, o Reino de Deus na terra. E que os Núcleos inacianos sejam animadores de esperança!

Comentários