RETIRO QUARESMAL 2018

SEGUNDA SEMANA

“E DA NUVEM VEIO UMA VOZ: ESTE É MEU FILHO MUITO AMADO; OUVI-O.”

 

2º Domingo – Dia 25.02

Mc 9, 2-10: Esperar contra todas as esperanças humanas

O Evangelho de hoje é outra mensagem do esperança para fortalecer nossa determinação em reformar nossa vida. O que Jesus tentou comunicar a seus apóstolos em sua transfiguração?

Jesus disse a eles: “logo vou sofrer e vocês também vão sofrer. Minha missão aparentemente terminará mal e também a de vocês. O poder do pecado, o mal e a injustiça desafiarão o Reino de Deus e vocês também serão testados. Mas não desanimem, porque no final a graça e a conversão prevalecerão sobre o pecado; a justiça, sobre a injustiça; e o amor, sobre o ódio.

“E a prova de minha promessa é a experiência de minha transfiguração, que vocês acabaram de ver. Aqui vocês experimentaram os principais valores da libertação humana em que estamos empenhados. Agora vocês têm certeza de que minha humanidade encarna o futuro dos seres humanos. Esta deve ser a raiz de sua esperança. Conservem essa esperança no futuro e, quando as coisas se tornarem difíceis para vocês, guardem na memória o significado dessa experiência”.

 

Segunda-feira – Dia 26.02

Lc 6, 36-38: Deus deve ser nosso modelo

A chave que nos levará a compreender a moralidade crista é entender que Deus deve ser nosso modelo. Devemos ser misericordiosos porque Deus é misericordioso; e perdoar porque Deus nos perdoa.

Eis por que seremos julgados por Deus, de acordo com a medida com a qual julgamos os outros. Se não formos misericordiosos como Deus é em nossas relações com os outros, Ele “agirá conosco do mesmo modo” e nos julgará exatamente da mesma forma, isto é, sem misericórdia.

 

Terça-feira – Dia 27.02

Mt 23, 1-12: Nossa atitude diante das autoridades religiosas

Hoje Jesus ensina-nos a evangélica atitude que devemos adotar em relação às autoridades religiosas que não vivem de acordo com sua missão.

Temos o dever de imitar Jesus e não essas autoridades. Entretanto, não precisamos desrespeitá-los, mas sim prestar atenção no que dizem, dentro da esfera de sua missão religiosa.

Jesus também nos conta que a atitude religiosa é um reflexo de sua própria autoridade como pregador. Assim, quando uma autoridade religiosa fica aquém de nossas expectativas, devemos relevar isso: vamos considerar a pregação uma atitude de Cristo, em lugar de parar e considerar apenas o homem que ali está.

 

Quarta-feira – Dia 28.02

Mt 20, 17-28: A recompensa pelo serviço

Este Evangelho tem duas importantes mensagens.

A primeira fala-nos que o seguimento de Cristo não deve ser motivado pela recompensa que essa devoção eventualmente nos dará.

A segunda mostra-nos que o exercício do poder deve ser de acordo com o espírito cristão e não pelo domínio, pela injustiça, pela tirania, mas pelo serviço de um irmão para outro.

 

Quinta-feira – Dia 01.03

Lc 16, 19-31: Há ricos que mantêm o coração fechado

A parábola do homem rico e do mendigo Lázaro é uma evocação de Jesus para fazer-nos lembrar e abrir os olhos para o grande ídolo dos ricos. Os ricos impedem nossa entrada no Reino de Deus quando ligamos nosso coração a eles e quando nos fazem com que nos tornemos injustos e insensíveis as necessidades dos outros.

Se o homem rico tivesse sido gentil e fraterno, e tivesse ultrapassado seu egocentrismo para “descobrir” o “mundo” de Lázaro, ter-se-ia convertido a Deus e teria sido salvo.

 

Sexta -feira – Dia 02.03

Mt 21.33-43.45-46: Administradores, não patrões

O Evangelho de hoje pode ser encarado como um lembrete de Jesus relativo a todas as noções materialistas da vida.

Basicamente, o materialismo consiste em viver, trabalhar e administrar o que é nosso, como se Deus não existisse e como se não tivéssemos necessidade de prestar a Ele contas de nossa vida e, ao mesmo tempo, recusar todas as doutrinas divinas que podem levar-nos a uma mudança em nossa atitude.

 

Sábado – Dia 03.03

Lc 15, 1-3.11-32: Deus toma a iniciativa

A parábola do filho pródigo ensina-nos a destacar a conversão na iniciativa de Deus. Em sua misericórdia, Deus prepara e aceita os primeiros sintomas de nosso arrependimento. Seu perdão é completo e sem reprovações. O Reino de Deus fica cheio de felicidade quando um pecador é convertido.

 

Repetição Inaciana

A oração de cada sábado pode ser também o exercício chamado de repetição. Trata-se de aprofundar aquilo que rezei durante a semana. Santo Inácio diz: Não é o muito saber que satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente [EE 2]. Por isso não é apresentada uma nova matéria de oração para este dia. Faço, pois, a oração, a partir do texto ou moção que mais me consolou ou que mais me desolou na semana que passou.