Compartilhamos com vocês a experiência de um leigo que fez Exercícios espirituais em Itaici na primeira semana de março e reflete o dom de uma espiritualidade pressente na vida cotidiana que nos une a Deus e dá sentido à nossa vida.
Um grande abraço. Iglesias


Olá Pe. Iglesias, tudo bem contigo ?

Ao sair do retiro não tinha ideia do que o mundo estava nos reservando. Na segunda-feira lembrei-me muito do senhor quando minha sócia me disse que eu estava diferente, que tinha um brilho diferente em meu rosto. Lembrei-me que em sua homilia do domingo, depois do evangelho da transfiguração do Senhor, o senhor nos disse que por sorte alguém perceberia esse brilho em nós.

Bom, estamos vivendo um momento inusitado. Sem planejar, estamos retirados novamente. Hoje me veio um desejo de enviar uma mensagem para todos meus irmãos através do Facebook. Senti-me muito bem, pois senti muito forte a presença do Espírito Santo me ajudando a escrever. Queria compartir essa mensagem contigo padre. Peço sua bênção.

Mensagem que enviei hoje. Para Refletir.

O mundo parou. Recebemos uma intimação do mundo para ficarmos em casa. O motivo? Um vírus poderoso que “pode” nos deixar “doentes”.  Dentro de casa por um dia, dois dias … tantos dias … milhões de mensagens nas redes sociais … muita informação, pouca direção, nenhum entendimento do que está por vir. Lá fora reclamávamos da falta de tempo … agora sentimos falta da correria que vivíamos. Queria fazer um convite para uma reflexão diferente:

Será que nós já estávamos doentes e não percebíamos? Será que a humanidade como um todo não precisava mesmo deste momento para perceber uma doença muito maior do que a doença que este vírus pode nos trazer? O que você estaria fazendo hoje se não houvesse esse vírus? A maioria estaria nos seus afazeres do dia a dia, reclamando da falta do tempo, não vendo o dia passar, não vendo a semana passar, o mês passar, o ano passar, enfim, não vendo a vida passar. E buscamos o quê nessa correria? A grande maioria busca a FELICIDADE.

Porém a FELICIDADE que buscamos parece que sempre está um pouco mais a frente, porque a cada conquista, nosso alvo muda e nos leva a continuar nessa busca frenética do dia a dia. Evitamos ficar sozinhos e quando isso acontece nos sentimos deprimidos. A depressão, aliás, é o grande mal do mundo hoje em dia. E o que é a depressão? Por que esse medo de estarmos sozinhos conosco mesmo? Porém a FELICIDADE que buscamos parece que sempre está um pouco mais a frente, porque a cada conquista, nosso alvo muda e nos leva a continuar nessa busca frenética do dia a dia. Evitamos ficar sozinhos e quando isso acontece nos sentimos deprimidos. A depressão, aliás, é o grande mal do mundo hoje em dia. E o que é a depressão? Por que esse medo de estarmos sozinhos conosco mesmo?

ESTAMOS DOENTES E NÃO PERCEBEMOS. O MUNDO ESTÁ DOENTE. E BUSCAMOS REMÉDIOS ONDE? Buscamos o ano inteiro por aqueles dias de férias, que demoram pra chegar e que passam tão rapidamente. Buscamos meses ou anos para economizar dinheiro para comprar bens que, uma vez adquiridos, muitas vezes trazem felicidade momentânea, mas não nos satisfaz. AGORA, NÃO TEMOS COMO FUGIR DE NÓS MESMOS. É o momento exato de tentarmos a cura de um mal muito maior que o coronavírus.

Somos seres criados e continuamente moldados por DEUS. Dele viemos e para Ele voltaremos.
Dentro de nós existe uma centelha divina, que é nossa ALMA. Deus nos criou para sermos felizes e este sentimento está diretamente ligado com nossa ALMA. Experimente alimentar diariamente sua alma e perceberá um sentimento totalmente diferente, inexplicável, que vai te levar a uma paz interior, a uma alegria sem medida, que te inunda, que te transborda e que te faz querer levar esse sentimento a todos os que estão a sua volta. E como alimentamos nossa ALMA? Nossa alma precisa de estar constantemente perto do Criador.

Precisamos constantemente orar e louvar esse DEUS maravilhoso que nos criou e que nos deu esse mundo perfeito que está lá fora se transformando para nos receber de volta. Receber-nos de forma diferente. Livres da doença da busca da felicidade em tantas coisas sem sentido ao ponto de não vermos a vida passar, sem tempo para Deus, deixando nossa Alma isolada, sentindo-nos deprimidos e fugindo de nós mesmos.

EXPERIMENTEM.
Temos esse tempo agora. Vamos alimentar nossa ALMA. Deixemos esse Deus maravilhoso entrar em nossa vida. Temos um livro em casa que nos ensina o caminho. Temos o manual da felicidade em casa e quase não o tocamos. Busquemos nesse tempo a Bíblia.

Deixemos esse Deus maravilhoso entrar em nosso coração. Ele nos deu seu filho para que tivéssemos um exemplo a seguir. Junto nos deu uma mãe que olha por nós em todos os momentos. Jesus nos mostrou em sua vida que somos frutos de Deus, que Deus é Amor e que só o Amor pode alimentar nossa Alma e fazer-nos transbordar de felicidade. Não existe Amor maior que o Amor que Deus nos dá. Jesus morreu por Amor a todos nós e ressuscitou para nos mostrar que existe uma vida nova para seguirmos. Enviou-nos o Espírito Santo para nos guiar nessa nova vida. Um Espírito que nos incendeia com seu Amor e que nos dá força para viver esse AMOR, que nos traz a verdadeira FELICIDADE. É uma questão de escolha. Esse tempo de isolamento vai acabar um dia. Vamos voltar para esse mundo novo da mesma forma que viemos?

Se voltarmos diferentes, vamos continuar nossa vida, nosso trabalho, nossos estudos, nossas atividades, mas não vamos esquecer o tempo que Deus precisa ter em nossas vidas e vamos nos sentir FELIZES e transbordar essa felicidade para nossos irmãos. Seremos mais humildes e não hesitaremos em sermos solidários. E não estranhe se nossos irmãos notarem um brilho diferente em nossos olhos. Se perguntarem, explique o motivo e os coloque no caminho da Felicidade também. Essa é a nossa missão aqui nesse mundo. Sermos felizes e transmissores dessa felicidade a nossos irmãos. Garanto que viveremos num mundo muito melhor.

Desculpe erros ou falhas na mensagem, mas senti uma vontade muito grande de compartilhar esse sentimento com você agora.

Roberto

Comentários