* Manuel Eduardo Iglesias s.j.

Este é o tipo de livro que todo jesuíta gostaria ter escrito. Inaciano, atual, interessante e profundo. As Edições Loyola me enviaram o livro em inglês no final de novembro de 2017 para dar meu parecer em vista da sua publicação. Bastou dar uma olhada para perceber que estava diante de um livro muito especial. O autor, Jared Patrick Boyd, é um pastor protestante americano que conforme ele relata na introdução é muito racional e sentia certa inveja quando lia nas vidas de santos a relação afetiva que estes tinham com Jesus. Ele fez os Exercícios espirituais de santo Inácio e alcançou a tão desejada graça. Como passar essa experiência para os outros? Começou em casa, com suas quatro filhas adolescentes. O conteúdo do livro tem material para vários meses. Cada capítulo gira ao redor de uma contemplação inaciana dirigida. O autor descobriu e experimentou algo parecido ao que santo Inácio viveu e que mudou sua vida. Ambos captaram que a linguagem da alma não são as palavras, mas as imagens que, produzindo emoção, tocam o profundo do ser e movem os afetos

Loyola 1521. Íñigo de Loyola, sem se poder movimentar, pede livros de cavalaria para passar o tempo enquanto se recupera da perna ferida em Pamplona. Acontece que os dois únicos livros que tinham na casa eram “A Vida de Cristo” e uma vida de santos. Algo providencial. Imagina que tivessem na casa os livros que Íñigo procurava! A vida de Cristo escrito pelo cartuxo Ludolfo de Saxonia é um livro que numa recente edição tem mil e quinhentas páginas com farta ilustração de textos de Santos Padres, de teólogos daquele tempo e de devoção popular. O mais interessante é que o autor utiliza a imaginação para que o leitor orante entre e participe da cena contemplada aplicando os sentidos da imaginação ao lugar, pessoas e, especialmente à pessoa de Jesus. Inácio nos Exercícios não se contenta com um conhecimento qualquer de Jesus. Ele insiste no “conhecimento interno” para amá-lo e segui-lo. A imagem viva de Jesus toca nossa alma e desperta o nosso amor. 

Jared Boyd foi inspirado na apresentação da vida de Jesus, na linguagem da alma que se sente amada por Deus. Jesus é a imagem viva que transforma uma vida. Tive oportunidade de falar com dois pais e uma mãe sobre este livro, passei para eles o livro em inglês e o estão vivenciando com os filhos crianças e adolescentes.  O resultado é consolador. O lançamento do livro em português foi em Itaicí dia 4 de dezembro [de 2019] e está tenho uma boa acolhida.

Para um jesuíta é motivo de alegria que um pastor protestante tenha tido a inspirada criatividade de descobrir um modo prático de aproximar as pessoas de Jesus. Santo Inácio deve estar sorrindo…!

Será importante ler e divulgar este livro. Quantos pais que não conseguem transmitir sua fé aos filhos vão vibrar com este instrumento simples para dar a conhecer e amar Jesus! Mesmo que não se siga o texto completo, o livro tem um rico material que pode ser adaptado em dias de oração, em retiros paroquiais, escolas, na catequese e encontros pastorais. 

Comentários