Amig@s no Senhor, Paz!

Finalmente ocorrerá o lançamento daquele livro que recomendei publicar na Loyola, “Orar com as |Imagens da alma”. Será no dia 4 de dezembro, quarta-feira, às 19h30 no Mosteiro de Itaici. O livro será interessante para as famílias, escolas cristãs e catequese.

É difícil traduzir em poucas linhas o sentimento de alegria que me produziu a leitura do original inglês do livro que temos em mãos. O autor, Jared Patrick Boyd, um pastor protestante americano, conta na introdução como tudo aconteceu. Ele sempre desejava ter com Jesus uma relação mais afetiva, como lia na vida de alguns santos. Ele fez os Exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola e alcançou a graça desejada. Como passar para outras pessoas o modo de orar descoberto? Começou em casa, com as suas quatro filhas adolescentes.

O livro é fruto desta experiência. O ponto forte é contemplar Jesus com a imaginação. Santo Inácio se converteu de homem mundano em santo, lendo uma “Vida de Cristo”, durante a recuperação de uma perna ferida na guerra, na qual o autor, o cartuxo Ludolfo de Saxônia, conduz os leitores a participarem na cena contemplada usando os sentidos da imaginação para ver, ouvir e observar as pessoas, especialmente a pessoa de Jesus. O santo passou esse modo de orar para seus Exercícios espirituais. O segredo deste modo de orar radica em verificar que a linguagem da alma, não são as palavras, mas a imagem que toca e provoca emoção.

Três famílias que sabem inglês a quem passei o livro o estão utilizando com seus filhos com resultados satisfatórios. A atualidade deste modo de orar poderá ajudar crianças, jovens e adultos a se aproximarem de Jesus e alcançarem a graça do seu conhecimento interno, para mais amá-lo e segui-lo. Tomara que este livro ajude a famílias, escolas cristãs e a uma catequese mistagógica que introduza as pessoas no mistério de Jesus Cristo.

Manuel Eduardo Iglesias s.j.

Comentários