Partilhando dois retiros do Núcleo de Indaiatuba

Retiro LImeira, out/2018

Por Pe. Manuel Iglesias

Relatamos para vocês duas experiências de retiro do núcleo inaciano de Indaiatuba. Aconteceram em dia de domingo, o primeiro na cidade de Limeira, dia 23/09 e o segundo em Monte Mor, dia 14. Ambos realizados em chácaras simples e agradáveis. Em Limeira tinha uns 80 participantes, agentes das pastorais da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que todo ano tem um retiro parecido. O pároco e o diácono estiveram presentes algum tempo. O retiro de Monte Mor foi para uma comunidade nova, “Ide e Anunciai”, que tem 25 pessoas com experiência de oração. O clima dos retiros foi de silêncio, sendo que o grupo menor guardou silêncio até durante o almoço. Em Limeira, a equipe orientadora do retiro esteve formada por uma leiga, um casal e um padre de Itaicí. Em Monte Mor, o mesmo casal e o padre.

A equipe utilizou o mesmo esquema e conteúdo, se adaptando em detalhes ao número de participantes. O objetivo foi “o conhecimento interno de Jesus”, seguindo o modo de orar das contemplações inacianas. Houve três momentos de contemplação seguidos de partilhas em grupos. Iniciou às 8 horas e concluiu com a Eucaristia pelas 15 horas. O primeiro momento foi uma contemplação dirigida por uma leiga da equipe. O segundo momento, após uma explicação do modo de orar, foi lido o texto evangélico e entregue um texto sobre o modo alguém vivenciou tal contemplação, para servir de exemplo prático. O terceiro momento foi a leitura do texto evangélico seguido da oração pessoal, já sem subsídios. As partilhas foram muito enriquecedoras.

Foi perguntado na avaliação do grupo maior se alguém conhecia este modo de orar, entrando e participando da cena contemplada e, com ajuda da imaginação, ver, ouvir e observar, com os cinco sentidos do corpo e do espírito, o que as pessoas fazem, especialmente a pessoa de Jesus, participando e se comunicando com Jesus. Procurando sempre tirar algum proveito para a nossa vida. Só uma pessoa já conhecia este modo de orar. É consolador apreciar com as pessoas ficam felizes com esta experiência.

Seria bom que os diversos núcleos possam partilhar suas experiências no nosso blog. Coragem!

Comentários