Você gosta de caminhar?

Peregrinos são caçadores de tesouros. São motivados pela sede de encontrar. Não é suficiente chegar ao final da rota, o que buscam não é algo material, mas perdão ou reconciliação, uma nova orientação ou direção de suas vidas, confirmar alguma decisão tomada, descobrir ou trabalhar em sua própria identidade, estabelecer metas pessoais… O peregrino, homem ou mulher, sente e intui que, de algum modo, encontrará uma solução para a sua insatisfação, o seu descontentamento, “ficando no caminho certo”.

Caminho inaciano

Aos inacianos que gostam de caminhar existem boas alternativas para percorrerem, inclusive de forma orante. Apresentamos aqui duas opções que podem despertar seu interesse e talvez desejar percorre-los em qualquer momento:

Na Espanha, por iniciativa e estímulo da Companhia de Jesus, um pequeno grupo de leigos e jesuítas recriou o caminho que o cavaleiro Iñigo percorreu em 1522 de Loyola para a cidade de Manresa. O Caminho Inaciano. O objetivo é oferecer uma experiência de peregrinação aos homens e mulheres do século XXI, seguindo o processo espiritual daquele homem extraordinário.

No Brasil, Os Passos de Anchieta é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba , atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago. Nos últimos anos de sua vida, preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que tanto lhe evocava a sua terra natal, San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Selo comemorativo

De toda essa extensão, o roteiro Os Passos de Anchieta resgata o trecho de 100 quilômetros entre as cidade de Anchieta e Vitória que José de Anchieta percorria regularmente duas vezes por mês, o denominado “caminho das 14 léguas” que o jesuíta vencia na companhia – frequentemente na dianteira – dos guerreiros temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

Desejamos à você uma boa jornada!!!

Comentários