CAP permanente : Curso de Capacitação para Orientadores e Acompanhantes de Exercícios Espirituais

É muito animador perceber que há uma crescente demanda por Exercícios Espirituais no atual contexto social e eclesial, especialmente na América Latina.

Reconhecemos que a metodologia inaciana dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) é uma expressão privilegiada de renovação espiritual-apostólica, pois ajuda a pessoa a encontrar sentido para a própria existência, favorece seu amadurecimento humano em todas as dimensões, levando-a a descobrir como caminho de realização (através do discernimento), a entrega aos demais no seguimento e identificação com Jesus Cristo.

Muitos dos que viveram tal experiência, sentem-se movidos em colaborar neste ministério do acompanhamento espiritual. “A vocação de acompanhante está enraizada na atitude cristã fundamental de ‘estar ao lado’, de ‘apoiar’ aos irmãos e irmãs. Esta atitude é reforçada pela necessidade que se sente de comunicar aos outros o dom recebido e de fazê-lo, precisamente, através do mesmo caminho pelo qual lhe foi concedido: os Exercícios. Esta vocação de acompanhante de outros irmãos e irmãs na fé é cada vez mais necessária e decisiva na Igreja latino-americana” (EE na AL, n. 121).

Para isso, é preciso fortalecer o ministério dos Exercícios, incrementar a formação na espiritualidade inaciana e propor um processo de capacitação para uma apropriação pessoal da proposta inaciana.

Nesse sentido, a finalidade do CAP Permanente é o aprofundamento da experiência vivida pelos participantes e sua capacitação para a orientação e acompanhamento dos Exercícios Espirituais, desde que mostrem as qualidades e o carisma necessários para esse serviço.

O Curso quer ser uma contribuição à formação de autênticos(as) discípulos(as) missionários(as) que possam, por sua vez, ajudar outros a viverem a experiência fundante do discipulado, o encontro pessoal com Jesus Cristo e com seu Projeto. Trata-se de um ministério muito importante na Igreja, especialmente nesse tempo em que vivemos, após a V Conferência do Episcopado em Aparecida, em que nossos Bispos insistem na formação espiritual do discípulo-missionário.

Esta iniciativa vem responder a uma das prioridades da CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina): “Compartilhar a riqueza de nossa espiritualidade, especialmente por meio dos Exercícios Espirituais, para alimentar uma experiência encarnada de Deus nas pessoas e comunidades cristãs, contribuindo assim com o processo de evangelização ao qual nos chama Aparecida”.

São destinatárias do curso as pessoas que já fizeram os Exercícios Espirituais completos em alguma de suas modalidades (30 dias seguidos, ou em etapas, ou EVC), que desejam aprofundar a própria experiência e capacitar-se para ajudar outras pessoas como acompanhantes ou orientadores “em nosso modo de dar os Exercícios hoje”: iniciação à oração; acompanhamento pessoal dentro ou fora dos EE; grupos de oração; orientação de pré-EE ou EE segundo a anotação 18 (adaptações como EE breves, EE de 6 ou 8 dias) e anotação19 (EVC).

Pretende-se dar uma visão global e profunda da proposta dos EE, percorrendo todas as suas etapas (Semanas), bem como uma melhor compreensão do método e dos modos de orar, para que o participante possa perceber e utilizar adequadamente a pedagogia dos EE.

Os temas de cada encontro são independentes, de maneira que, se uma pessoa perde um não fica prejudicada no seu processo. Outras pessoas poderão se integrar ao grupo no decorrer do curso. A metodologia inclui, além de algumas exposições, oração pessoal e partilhada, tempo para leituras complementares, aproveitando da biblioteca, agora instalada em Campinas-SP. Será indicada também uma bibliografia para aprofundamento e partilha de textos, subsídios…, após cada evento.

O Centro de Serviços – Casa Santo Inácio, está disponibilizando o total de 06 vagas para hospedagem dos participantes que residem em outras cidades. O custo da hospedagem é de R$50,00 (com café da manhã) para os interessados.  

Os encontros acontecem no Centro de Serviços para Colaboração, Fé e Espiritualidade, em Campinas-SP na Rua Bernardo de Souza, 148, bairro Ponte Preta, próximo ao colégio Dom Barreto. 

Contato: (19) 2121-6577

Início da atividade às 8h00.

Para o almoço: contribuição de R$20,00 (podendo ser entregue no dia do curso).

Próximas datas para o calendário 2018:

  • 28 de abril – confirmar presença até o dia 25/04/18 pelo e-mail: secofe@jesuitasbrasil.org.br
  • 23 de junho
  • 25 de agosto
  • 27 de outubro
  • 15 de dezembro

 

Comentários