Papa Francisco pede pelos cristãos da África

A África geralmente não é o foco da cobertura de notícias que ocorrem diariamente em todos os cantos do mundo. No entanto, o Papa Francisco decidiu chamar a atenção para o drama em que vivem milhares de africanos na edição de maio da série O Vídeo do Papa, pelo qual ele expressa sua intenção mensal de oração.

“Não podemos deixar de ver as guerras fratricidas que causam tantas vítimas inocentes entre as populações e destroem essas riquezas naturais e culturais”, alerta o Papa. “Vamos nos unir aos nossos irmãos desse grande continente e pedir juntos pelos cristãos da África, para que deem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e paz, imitando Jesus Misericordioso”, exorta ao finalizar o vídeo.

Sem limitar suas palavras exclusivamente aos problemas que os habitantes desse continente vivem, Francisco fala do enorme patrimônio intelectual, cultural e religioso dessas nações: “Quando olhamos a África vemos muito mais que suas grandes riquezas naturais”.

Ele enfatiza a alegria de viver e os motivos de esperança que caracterizam o povo africano. Mas, ao mesmo tempo, salienta a necessidade urgente de acabar com os conflitos que colocam em sério risco a vida das pessoas e a vitalidade desse patrimônio.

Em novembro de 2015, o Santo Padre visitou Quênia, Uganda e a República Centro-Africana e já havia expressado sua preocupação com a crescente violência nesses países. O Papa também denunciou o vergonhoso silêncio sobre os massacres no Kivu do Norte (República Democrática do Congo). “Estive nesta região em janeiro deste ano, e existem leigos, religiosos, sacerdotes que buscam corajosamente formas de diálogo e de paz, denunciando os interesses de muitos e arriscando suas vidas. Para todos eles, as palavras e a oração de Francisco são um grande apoio” disse o Pe. Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Jovem.

As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa. O Vídeo do Papa é produzido pela La Machi Comunicação para Boas Causas, com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam, Fundação Harambee e a colaboração do Centro Televisivo Vaticano. A iniciativa conta também como parceiro de mídia a Aleteia. Desde seu lançamento em janeiro de 2016, a série O Vídeo do Papa teve mais de 13 milhões de visualizações.

Comentários